MUNICÍPIO


1° JORNAL ON-LINE DE EXTREMOZ COM NOTÍCIA A QUALQUER MOMENTO – CRIADO EM 19 DE MARÇO DE 2009.


 

EXTREMOZ - RN - 19 DE FEVEREIRO DE 2010.

Professores vão a rua para denunciar prefeitura e pedir apoio da população para deflagrar greve geral da educação.


 

Os professores da rede municipal de ensino do município de Extremoz RN, cansados de tentar audiência com o prefeito Klaus Rego, que marca a cada semana uma audiência e depois desmarca, promovendo um desgaste da categoria sindical, fez com que tal medida provocasse na classe trabalhadora da educação um repudio quanto a essa administração.

Dessa forma os professores, ASGs, e pessoal de apoio das escolas foram as ruas, tanto da cidade de Extremoz (foto) quanto no distrito de Pitangui (foto) afim de alertar a comunidade para uma futura deflagração de greve logo no inicio do ano letivo.

            O sinte-educação  vem lutando pelas reformas dos prédios escolares, material didático de apoio, merenda digna, conforme garante a constituição federal, já que temos provas de merendas vencidas nas escolas, bem como a falta de merenda durante todo ano de 2009. Então o sinte requere que as verbas destinadas a merenda escolar sejam aplicadas direto nas escolas como já praticados pelo governo do estado.

            O sinte também luta pela garantia ao fardamento escolar que no ano passado também não foi entregue, e entre outros pontos os reajustes salariais dos trabalhadores da educação bem como a implantação do plano de carreira de cada funcionário. Ainda o sinte cobra a eleição direta para gestor escolar (diretor) coibindo assim a prática abusiva de diretores como cargo comissionados e a disposição da secretaria de educação e do prefeito, quanto já foi aprovada a lei que garante a votação direta de pais de alunos, alunos e toda comunidade escolar para garantir o bom andamento da gestão escolar.

            Assim neste dia 11 de fevereiro mais uma vez o sindicato foi as ruas, desta vez do distrito de Pitangui e promoveu o bloco do rateio, como que uma crítica ao Sr. Prefeito municipal Klaus Rego, afim de que o mesmo conhecedor desses protestos tome as devidas providencias quanto as reivindicações feitas por seus funcionários. 

 

EXTREMOZ - RN - 11 DE FEVEREIRO DE 2010.

Posse do Novo Paróco de Extremoz reúne grande parte da população Extremozense e Autoridades locais e adjacentes

 

Nesse dia 07 de fevereiro, foi um marco para a cidade de Extremoz em relação a fé católica, visto que nesta data assumiu a paróquia o Pe. João Pedro, ex pároco de São Gonçalo do Amarante.

Nesta ocasião, reuniram-se na Igreja Matriz de Extremoz (foto) grande parte de paroquianos vindo de todos os distritos de Extremoz. A missa solene de posse do novo pároco foi presidida pelo Bispo Arquidiocesano Dom Matias Patrício de Macedo e contou com a presença das lideranças políticas como: Márcia Maia (Dep. Estadual) Ruy Pereira (Sec. de Educação Estadual) Jaime Calado (Prefeito de S. Gonçalo) e Klaus Rego (Prefeito de Extremoz).  Ainda um grande número de fieis vindo de são Gonçalo do Amarante.

                                 

 


EXTREMOZ - RN - 03 DE FEVEREIRO DE 2010.

 CHEGA AO FIM O TRABALHOS REALIZADOS PELO PADRE EDILSON

 O Pe. Edilson esteve a frente da paróquia há cerca de cinco anos e sempre primou pelo bom zelo pastoral de seus paroquianos, bem como a frente da paróquia desenvolveu inúmeros projetos sociais com  iniciativa religiosa.

Agora designado pelo Bispo Diocesano Dom Matias Plácido a desenvolver o seu trabalho no município de Parnamirim/ RN, Pe. Edilson deixa saudades a todos que com ele conviveram harmoniosamente durante todo o seu pastoreio. 

Já no próximo domingo 07 de Fevereiro assumirá o novo pároco Pe. João Pedro que estará a frente da paróquia de Extremoz, e recebe as boas vindas de todos os paroquianos as 17:00h. com a celebração da santa missa na Igreja Matriz onde todos são convidados.

 

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES NÃO RECEBE O PATROCÍNIO DA PREFEITURA DE EXTREMOZ

                                                    

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2010, que foi celebrada de 28 a 31 de Janeiro na Praia de Pitangui (Extremoz), e foi mais um sucesso visto que a população em massa  patrocinou oficialmente o evento.  Este apesar de ser religioso e envolver um bom numero de cristãos e não cristãos, moradores e visitantes do distrito de Extremoz, não recebeu da Prefeitura o apoio devido quanto ao que foi solicitado com bastante antecedência; No entanto a prefeitura de Extremoz, se manifestou no dia seguinte a abertura da festa, através do Sr. Nilton que com desculpas mais que esfarrapadas justificava a ausência do patrocínio da prefeitura e fazia ainda naquele momento, novas promessas que no final não foram cumpridas.

Porém a população local, em conjunto com veranistas daquela praia e seus visitantes, levaram até o fim a programação da festa que terminou com êxito mostrando  a todos que a união faz a força e que quando o povo quer não há quem possa.

A festa contou com a participação dos ministérios de musicas e bandas: Novo Pentecostes, Ieshwah, e Via Espírito Santo.  E a inda com barracas leilão, e a tradicional salada de frutas matutina na praia.  Tanto a procissão marítima quanto a terrestre teve um bom publico, que animado pela banda Marcial do Município de Extremoz  seguiu em procissão até a Igreja de Pitangui onde a festa foi encerrada.     

 


 EXTREMOZ - RN - 01 DE FEVEREIRO.

JOVEM PRESO COM ARMA EM EXTREMOZ

          A Polícia Militar prendeu na tarde deste domingo (31) em Extremoz, Paulo Eduardo Germano de Oliveira, de 24 anos. Ele conduzia uma motocicleta acompanhado de um adolescente de 15 anos, quando ambos foram abordados por volta das 17h.
          De acordo com o comandante do pelotão da PM em Extremoz, tenente Couceiro, o acusado estava em uma moto YBR vermelha. Como estavam em atitude suspeita, a dupla foi abordada.
           Com isso, os policiais identificaram que Paulo Eduardo portava um revolver calibre 38, com numeração raspada.
           Além disso, a polícia constatou que havia um mandado de busca e apreensão contra a motocicleta conduzida por Paulo Eduardo. 
           O veículo foi apreendido e encaminhado ao Detran-RN. Já o acusado foi preso por porte ilegal de arma e conduzido à Delegacia de Plantão da zona Norte.
         A prisão, de acordo com o tenente Couceiro, faz parte do patrulhamento que vem sendo realizado na área, em virtude da Operação Verão.

 

EXTREMOZ - RN - 30 DE JANEIRO DE 2010.

 

 

O PREFEITO DE EXTREMOZ TEM SEU MANDATO QUESTIONADO PELO TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu recurso contra o prefeito de Extremoz, no Rio Grande do Norte, Klaus Rego (PMDB), e seu vice Gileno Sousa, eleitos em 2008. Eles são acusados, pela coligação Renovar para Continuar, que apoiou o candidato adversário, de uso abusivo de meios de comunicação social. O pedido é para a cassação dos mandatos e declaração de inelegibilidade por três anos.

A coligação acusa o prefeito e o vice de terem se beneficiado com a divulgação abusiva de notícias favoráveis no Jornal de Extremoz, de tiragem mensal de cinco mil exemplares e distribuição gratuita no município. Além disso, segundo a coligação, o jornal pertence à Fundação Francisco Rego, da família do prefeito eleito.

Em primeira instância, o prefeito e o vice foram cassados. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) mudou a decisão, ao considerar que, apesar de configurado o uso abusivo do jornal, não houve potencialidade para interferir no resultado das eleições.

O tribunal regional considerou, ainda, que o fato se deu em imprensa escrita, que não teria o mesmo alcance em relação a outros meios de comunicação, como o rádio e televisão, pois o acesso à informação escrita tem relação direta com o interesse do eleitor.

No recurso, a coligação diz que a decisão regional conflita com o entendimento do TSE, pois o jornal tem uma tiragem expressiva de cinco mil exemplares que são distribuídos gratuitamente e que, em eleição municipal, os veículos de comunicação, como os jornais locais, influenciam a opinião do eleitorado. 

O município de Extremoz possuía, na época, 19.472 eleitores. A coligação sustenta que, no município, o jornal Extremoz é considerado de grande circulação.

EXTREMOZ - RN - 20 DE JANEIRO DE 2010.

 

 

 

 

 

 

 

 

          Quando o talento é da terra, artesanato é a nossa praia. Essa foi à sugestão oferecida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para divulgar, na alta estação, mais uma das Feiras de Artesanato Potiguar, desta vez na Praia de Genipabu, localizada no município de Extremoz. O evento realizado entre os dias 16 e 18 na estrada que dá acesso a praia, foi coordenado pela Secretaria Estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) com o objetivo de solidificar o compromisso entre o poder público e a arte potiguar.

         A Prefeitura de Municipal de Extremoz foi parceira na organização. Durante o evento foram expostos 20 estandes com a finalidade de exibir o que há de melhor no artesanato potiguar. Dentre as principais tipologias que foram mostradas merecem destaque: bordados, pinturas de tecido, fibras vegetais, mosaico, bijuterias e cerâmicas. Ao todo, participaram da feira mais de 90 artesãos provenientes dos municípios de Extremoz, Macaíba, Arês, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Natal ou oriundos das associações cooperativistas com artesãos devidamente inscritos no Programa de Artesanato Potiguar (Proart).

         De acordo com o titular da Sethas, Gercino saraiva, a feira reflete o trabalho do artesanato potiguar da mesma forma que intensifica a capacitação desse pequeno comerciante. “O governo do Estado entende que o essas feiras capacitam, fornecem experiência e técnica para o artesão compreender o funcionamento das práticas comerciais. Por outro lado, nessa ação, ele complementa a renda da família e recebe pelo seu trabalho ”. O secretário ainda adiantando que recentemente a Governador Wilma de Faria assegurou recursos para a construção de um centro destinado ao artesão potiguar ”Foi apresentado um projeto ao Ministério do Turismo para implantar no Estado um espaço destinado a arte do povo do RN. Ao lado das feiras, o centro desenvolverá um espaço de apoio ao artesão.

            Diferentemente do que acontecia, as produções da arte potiguar não dependerá dos eventos que acontecem em outros estados”, finalizou. Além das amostras de artefatos, a feira contou com mais quatro estandes destinados a degustação de alimentos regionais. A Associação de Pescados de Pitangui ocupou um dos quiosques que vendiam os pratos mais inusitados como o pastel e bife de caju. Os visitantes que acompanharam a feira também tiveram o prazer de se entreter com as atrações culturais que ficaram por conta do Forró Pé de Serra de Marquinhos Ferraz e o grupo de samba Mesa Doze, frutos da terra potiguar.

 

 



EXTREMOZ - RN - 09 DE JANEIRO DE 2010.

LIXO NA REDINHA

     Moradores da Redinha Nova estão sofrendo com o acumulo de lixo, um morador que não quis se identificar nos solicitou via email que vinculasse esta matéria, está vergonhoso tanto lixo em uma Praia que passa vários turistas. Já chamamos até a TV para ver se o Prefeito de Extremoz vê e se conscientiza.

TREMOR EM PITANGUI

      Hoje por volta das 17:00h, na Praia de Pitangui aconteceu um pequeno tremor de terra, as pessoas falaram que foi muito rápido, cerca de 5 segundos.

 

 


EXTREMOZ - RN - 02 DE JANEIRO DE 2010.

MULHER ASSASSINA EM EXTREMOZ

Ex-presidiária e supostamente viciada em drogas, Alvanira Varela, de 40 anos, foi assassinada no início da manhã desta sexta-feira, 1° de janeiro, no loteamento Auria de Goes, em Extremoz, cidade que integra a região metropolitana de Natal. Segundo o marido de Alvanira, identificado apenas como Kleber e que estava com a mulher no momento do homicídio, os responsáveis pelo crime foram dois sujeitos conhecidos como Jonas e Marinho, que são primos dela.

 

Assassinato aconteceu no loteamento Auria GoesAssassinato aco

Alvanira cumpriu pena por quatro anos da Degepol e estava morando há um mês em Extremoz. O assassinato aconteceu na travessa Euclides Dantas, por volta das 5h. Ela foi chamada para fora de casa e levou os tiros - um deles acertou o abdômen - de dois homens, que conseguiram fugir e ainda continuam foragidos.

A mãe da ex-presidiária afirmou à Polícia que Alvanira não era mais viciada em drogas, apesar de moradores da região acreditarem no contrário. E é baseado em depoimentos de populares que a Polícia acredita em acerto de contas para o homicídio da mulher. Jonas e Marinho também têm passagem pela polícia.

 

 


Prefeitura inaugura terminal turístico em Estivas

A tradicional 'Feirinha de Estivas' volta a funcionar">

A tradicional 'Feirinha de Estivas' volta a funcionar

 Extremoz vai tem um novo espaço de comercialização do artesanato e frutas da região. O Terminal Turístico Feirinha de Estivas foi inaugurado neste sábado (26), às 18h.

O terminal está localizado à margem da BR 101, próximo à ponte do Rio Ceará Mirim. O Terminal Turístico tem caráter provisório, mas atende à demanda dos comerciantes da região.

A criação do espaço provisório evita que os feirantes de estivas evita que os feirantes interrompam, durante o período de alta estação, suas atividades, já que o DNTI proibiu a continuação das tradicionais barracas no local onde ancestralmente estavam localizadas. "Essa foi à solução encontrada para atender mais rapidamente às demandas dos comerciantes de Estivas", disse o prefeito Klauss Rêgo

Memória

No dia 10 de março, 27 feirantes tiveram suas barracas destruídas por uma ação do DNIT - Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes do Rio Grande do Norte. Durante a operação, funcionários do órgão declararam que a Prefeitura de Extremoz já havia sido notificada oito vezes, em 2007, durante a administração do ex-prefeito Enilton Trindade.

Diante do problema, o atual prefeito, Klauss Rêgo, tomou algumas medidas emergenciais. Entre elas, solicitou que a Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social cadastrasse os todos os feirantes e disponibilizasse cesta básica para todas as famílias, que da feira ganhavam seus sustentos, até que o problema fosse solucionado.

  


 

EXTREMOZ - RN - 20 DE DEZEMBRO DE 2009.

Praia do RN será destaque em programa de TV

       Um programa especial sobre o turismo do Rio Grande do Norte irá ao ar nesta sexta-feira (18), em todo Nordeste por meio das TVs públicas.   

      Em Natal ele será exibido às 18h30 por meio da TVU, canal 5. O principal enfoque foi dado ao principal cartão de visita do turismo norteriograndense, a praia de Jenipabu, no município de Extremoz, que será urbanizada após cessão de área de Marinha pelo governo federal.

       O secretário de Turismo do município, Fernando Bezerril, falou sobre os projetos de revitalização da área e sobre a vocação de Extremoz para o turismo.

 


 

 

Extremoz é contemplado com um Restaurante Popular

Estrutura s ervirá diariamente 500 refeições

 

O Governo do Estado vai inaugurar nesta segunda-feira (26), às 19h, mais uma unidade do Restaurante Popular, no município de Extremoz, distante 16 km de Natal. O equipamento será entregue pela governadora Wilma de Faria e pelo titular da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva. O restaurante está localizado na Rua Pedro Vasconcelos, 65. A estrutura servirá diariamente 500 refeições.

 

O projeto social tem como finalidade fornecer alimentação saudável à população carente e simultaneamente realizar um trabalho de educação alimentar como propõe as Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais. De acordo com a nutricionista e coordenadora do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS), Vera Barbosa, os cardápios são repassados das empresas para o MEIOS no 20° dia do mês. Nesse tempo, os pratos são analisados para que em todos os dias estejam presentes as 1,5 mil calorias necessárias para alimentação balanceada de um trabalhador adulto. 

 

No total, com a unidade de Extremoz, são 15 restaurantes popular no Rio Grande do Norte. Este projeto é subsidiado exclusivamente pelo Governo do Estado. O valor da refeição pago pela população na capital e demais municípios é de apenas R$ 1. 

 

 

 

 

Prefeitura quer reajuste na tarifa anual de taxi

  A Prefeitura de Extremoz convocou os taxistas do município para darem entrada no processo de reajuste anual de tarifa, que segue as diretrizes da portaria n° 55/2009 do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN).

Os proprietários têm até o dia 21 de dezembro para realizarem a verificação dos taxímetros, que ocorre de acordo com o número da porta dos Táxis. Para mais informações devem procurar o setor de transportes da Secretaria de Infraestrutura, localizado à rua Capitão José da Penha, SN, centro de Extremoz.

Em 21 de outubro o prefeito Klauss Rêgo recebeu representantes do Sindicato de Taxistas de Extremoz e da Cooperativa de Táxis (Unitax), que solicitaram aumento da tarifa. Atendendo a demanda da categoria, Klauss Rêgo criou o decreto n° 29/2009/GP, que define o reajuste da tarifa no município.

 




MISSA MARCA FIM DA ADMINISTRAÇÃO PAROQUIAL DO

 PE. EDILSON NASCIMENTO

            

A missa do dia 31 de janeiro foi um marco para o município de Extremoz, pois nesta data foi realizada ultima missa do Padre Edilson como pároco de Extremoz ao lado da Igreja Matriz, nesta ocasião reuniu-se para a santa eucaristia pessoas de todas as comunidades que vieram em massa para despedida do seu pastor.

EXTREMOZ LANÇA PROGRAMA CIDADÃO SEM FOME 

 

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Governo do Estado, lança o Programa Cidadão sem Fome, nesta quinta-feira (11) no CRAS, situado na rua Joaquim de Góes, Centro do município.

O Programa Cidadão Sem Fome faz parte da política de combate à pobreza e exclusão social do Governo do Estado e também é usado no controle de sonegação e evasão fiscal, dando, inclusive, direito aos usuários do Programa Bolsa Família trocar 25 cupons e notas fiscais por uma cesta básica mensal.